Com a chegada da primavera e do o verão, os que têm a sorte de ter uma casa com jardim querem deixar tudo em perfeito estado. O bom aspecto da grama é algo fundamental para que a visão global de nossa área externa seja perfeita. Quais são os cuidados que você deve ter em mente para que seu jardim permaneça verde e saudável todo o ano? Nós te contamos!
Escolher a Relva adequada
Se você está pensando em replantara sua Relva será útil saber que existem diferentes tipos. Uma boa escolha repercutirá no número de cuidados que você terá que aplicar no futuro. Deve-se escolher a opção mais conveniente de acordo com o clima, o tipo de solo e o uso que vai dar a seu espaço gramado. Para novas instalações existem duas opções: as sementes, que demoram meses a dar resultado, e os carpetes, que são relvas em pedaços.
Quando cortar?
Um jardim sem manutenção periódica, não irá durar muito tempo, é necessário cortar a relva periodicamente para mantê-lo saudável. Em cada corte o ideal é reduzir o tamanho da grama pela metade, mas são as condições climáticas que irão determinar os cuidados requeridos. Na hora de cortar a grama deve-se sempre inverter a direção do corte para que a raiz nem sempre se apoie na mesma direção.
Manutenção
Sistema de irrigação
Controle de ervas daninhas
Deve-se priorizar tratamentos não químicos para evitar a contaminação do terreno. Se encontrar áreas extensas com presença de ervas daninha identifique a espécie já que algumas podem ser eliminadas simplesmente com a mudança em sua rotina de manutenção como por exemplo deixar a alta mais alta durante alguns meses.
Tratamento contra pragas
Esse tipo de problema também é possível solucionar mudando hábitos de manutenção. Informe-se sobre quais são as pragas em sua região e se podem afetar sua grama. Como ultimo recurso, podem ser utilizados pesticidas e inseticidas já que podem acabar com as pragas mas também afetam outros animais e microrganismos benéficos para o crescimento da grama.
Aeração
A relva costuma criar uma camada de restos vegetais que prejudica seu próprio crescimento porque impede a aeração do solo. Esse processo consiste em fazer pequenos furos no solo plantado para que as raízes sejam aeradas. De acordo com a espécie da grama se formará mais ou menos camada de restos vegetais mas, como regra geral, deve-se realizar a aeração uma vez por ano. A melhor época é a primavera e a pior o inverno porque essa camada pode ajudar a superar as temporadas mais frias.
Replantio
Em casos nos quais é impossível recuperar o bom estado de seu jardim ou nos que alguma área da relva fique deteriorada você deve replantar. Deve-se eliminar a grama deteriorada e afofar a terra para permitir que o ar penetre. Você pode optar por plantar sementes, que levará muito mais tempo para crescer, ou colocar carpetes em pedaços. Depois do plantio é importante regar diariamente para que as sementes germinem adequadamente ou para que os carpetes se adaptem ao solo.