Decoração, Inspiração

Madeira MDF: Tudo que precisa saber

A madeira MDF é um material muito utilizado na decoração e composição de ambientes interiores devido a sua versatilidade e preço competitivo.

É um material versátil e resistente que surgiu no mercado no ano de 1997 como alternativa a madeira aglomerada. A partir daí ele passou a ter um grande destaque na composição de móveis, complementos e até mesmo na arquitetura. Além de ser um produto ecologicamente correto, também é mais barato que a madeira natural e substitui com êxito variados usos da madeira na decoração de interiores.

O que é Madeira MDF?

O significado da sigla MDF é Medium Density Fiberboard que em português significa placa de fibra de média densidade. O MDF consiste em uma mistura de fibras de madeira prensadas com acréscimo de resinas sintéticas e aditivos para dar liga, passando por um processo de aglutinação. Depois desse processo as chapas são coladas umas sobre as outras com resina e fixadas à pressão. As placas de MDF resultam em um material de aspecto homogêneo e textura suave e podem ser usadas na construção de diversos móveis e elementos de decoração.

Conheça as Características da MDF

Por serem totalmente homogêneas, as placas de MDF não apresentam nódulos em seu interior, o que permite que cortes em todas as direções, facilitando o design de cada peça. É um material, leve e resistente, fácil de manusear e transportar, mas que requer alguns cuidados: como o de não colocar muito peso sobre ele (para isso deve-se considerar a espessura da placa), não arrastar objetos e evitar o contato com a água, pois apesar de serem resistentes a umidade, não toleram o contato direto com líquidos. As placas de MDF podem ser pintadas ou laqueadas oferecendo assim uma grande variedade de personalização dos espaços através das cores.

Móveis feitos de MDF

Podemos encontrar as placas de MDF no mercado com a superfície in natura ou com uma, ou ambas as faces revestidas em fórmica, lâminas de PVC ou com papéis decorativos como o finish foil (FF), baixa pressão (BP) e a alta pressão (AP). Cada um deles possui um nível de resistência, sendo que o AP protege a peça contra a umidade, impactos, altas temperaturas e abrasão. A espessura das placas no mercado variam entre 3 e 30 mm e a medida mais encontrada é de 2,75 x 1,83 m.

Outro ponto importante sobre sua característica e que influenciará diretamente no preço é a espessura da placa, é importante que ao fazer um móvel planejado você veja bem com seu marceneiro que espessuras de madeiras serão utilizadas já que existem diversas opções de espessura no mercado. E a mais recomendada dependerá da forma como será utilizada, pois cada espessura tem sua função: estrutural ou apenas fechamento.

Quais são as vantagens de MDF

O fato de serem maleáveis faz com que as placas de MDF aceitem vários tipos de intervenções, podendo ser cortadas, lixadas, pregadas, perfuradas, entalhadas, coladas e parafusadas. Suas peças podem receber os mais elaborados acabamentos como bordas arredondadas e entalhes resultando em móveis e complementos com um bonito design. Essa característica faz com que o MDF apresente vantagem sobre os outros tipos de placas como o OSB e o MDP, por exemplo, já que esses materiais só oferecem a possibilidade de cortes retos. É um material barato, sendo uma ótima alternativa ao uso da madeira.

 

MDF aguenta altas temperaturas?

Sim, mas irá depender do tipo de acabamento utilizado na placa de MDF. O tipo de acabamento utilizado nas placas que estarão expostas, indiretamente, a fontes de calor como forno, micro-ondas e cooktop é o acabamento AP (alta pressão). Este acabamento é o mais resistente e mais indicado para resistir não só ao calor, mas também à umidade, manchas e arranhões.

 

Pisos de MDF

O material pode compor dois tipos de pisos, os carpetes de madeira e os laminados. O carpete de madeira pode possuir uma chapa de MDF em sua base (ou também outros tipos de madeira processada como o aglomerado, compensado ou similares) que depois é revestido com uma folha bem fina de madeira natural colada e prensada.

Por sua baixa resistência e durabilidade, seu uso foi substituído pelos pisos laminados. Esses, por sua vez, consistem em uma chapa de MDF (ou PVC) revestida por uma película de alta pressão (AP) que simulam as cores e desenhos da lâmina de madeira. A instalação do piso laminado apresenta duas grandes vantagens: a rápida instalação e a resistência, superando a madeira natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *